Aqui tem con-te-ú-do!

Por que Steve Jobs era tão duro com funcionários da Apple?

Steve Jobs não está entre os melhores chefes do mundo. Isso porque o fundador da Apple costumava ser muito franco ao criticar seus funcionários.

Para se ter uma ideia, uma vez ele chegou a demitir o líder do time que criou o MobileMe, primeiro serviço na nuvem criado pela Apple, em uma reunião na frente de sua equipe.

Outro exemplo da frieza de Jobs foi sua reação nada comovente ao saber que havia causado a demissão de uma funcionária do Google por causa de um e-mail.

Em uma entrevista para a revista norte-americana The New Yorker, o vice-presidente sênior de design da Apple e ex-colega de trabalho de Jobs, Jony Ive, conta que já chegou a pedir para o líder ser mais gentil com seus funcionários, pois eles sempre ficavam arrasados após suas duras críticas.

No entanto, Jobs discordou de sua visão. “Por que você deveria ser vago?”, perguntou ele a Ive.

“Você não se importa com o que eles sentem! Você está sendo vaidoso ao querer que eles gostem de você”, disse.

Jony Ive conta que mais tarde passou a concordar com o argumento de seu mentor.

Para Jobs, o gestor deve sempre dar feedbacks claros e sem ambiguidades. Ele não deve se importar se os empregados gostam ou não dele.

Para o fundador da Apple, a melhor forma para uma companhia prosperar seria ter líderes que colocassem seus egos de lado para, então, determinar exatamente o que eles querem, e esclarecer toda vez que um funcionário não entrega o resultado esperado.

Ive ainda afirma em entrevista que lamentava as piadas feitas sobre a acidez de Jobs. “Sua intenção e motivação não tinham intenção de ofender”, conta ele.

Apesar de ser menos vago, o chefe de design da Apple afirma que é bem mais calmo ao criticar seus designers – ainda que seu trabalho exija feedbacks bastante honestos. Adeline Daniele, de INFO Online 16/02/2015

Livros!

Recomendamos:

Cometemos algum erro?

Ajude-nos a corrigir! 

Clique no abacaxi:

Abacaxi Icon - Amarelo

Cadastre-se e receba informação de qualidade sobre mercado de trabalho, carreira e emprego direto no seu e-mail.

Nós enviamos APENAS UM E-MAIL por semana, contendo todas as atualizações que você precisa para cuidar da sua vida profissional.

Nós também NÃO GOSTAMOS DE SPAM!

© 2023 por HBS.