Aqui tem con-te-ú-do!

  • Daniel Canineu

Por que a maioria das pessoas que seguem os conselhos tradicionais de finanças quebram?

Atualizado: Jul 11

3 PRINCÍPIOS PARA A PROSPERIDADE


É simples para qualquer pessoa, sendo um entusiasta das finanças ou não, perceber que a realidade que vivemos nestes últimos 90 dias e porque não a nova realidade ou “novo normal” que viveremos a partir de agora, é definitivamente diferente do que vivíamos há 6 meses.


Enquanto estamos passando por um período em que tudo parece estar de cabeça para baixo, também é um momento de abandonar nossas crenças financeiras tradicionais e considerar novas maneiras de se entender e se relacionar com o dinheiro.


Quando as condições econômicas mudam, todas as suas considerações e ações anteriores precisam mudar junto com elas” (Grant Cardone), e boa parte do que você entendia como verdade absoluta corre grande risco de estar ultrapassada ou não funcionar com esta nova realidade.


Desta forma, como poderemos enfrentar esse “novo normal” deixando para trás os conselhos financeiros tradicionais que não funcionam mais?


3 Princípios financeiros simples para prosperar:


1° Princípio:

TORNE-SE ECONOMICAMENTE AUTOSSUFICIENTE


Um dos maiores riscos que uma pessoa pode correr é derivar sua segurança financeira a uma pessoa ou a um emprego. Muitas pessoas acreditam que o trabalho por conta própria é arriscado. Será que após a pandemia do coronavírus estas pessoas continuam acreditando nisso? Note que toda grande crise gera um número assustador de desempregados, o que fica claro a necessidade de nos tornamos independentes frente à possível “armadilha” do emprego com carteira assinada. É cada vez mais claro para mim que o sistema existente não é sustentável e um dos resultados mais claros é o crescente aumento no índice de desemprego.


A ideia de simplesmente ir à escola, fazer uma boa faculdade, conseguir um emprego, trabalhar duro por longos anos, economizar um pouco de dinheiro, comprar uma casa e se livrar das dívidas não só está quebrada como gera uma enorme instabilidade financeira e emocional, gera expectativas e frustrações. Isso se chama Corrida dos Ratos, um exercício sem fim, autodestrutivo e inútil que leva ao estresse, desânimo e ao distanciamento do verdadeiro sentido da vida: a felicidade.


O mundo não vai se tornar economicamente autossuficiente de repente, do dia para a noite. Está claro que está em suas mãos virar este jogo. São pequenos atos consecutivos que levam a uma grande mudança. Talvez o que você ainda não pensou é que o caminho mais recomendado para se tornar independente é o do EMPREENDEDORISMO.


Por quê?


Porque o que você mais deseja nesta vida é o que provavelmente 99% das pessoas que vivem neste mundo desejam: saúde, riqueza e felicidade. Então está mais que na hora de você deixar de relegar seu futuro aos outros e encontrar uma maneira de ter seu próprio negócio. Pesquise, busque ideias, explore seu networking, use sua experiência, relembre seus maiores sonhos e assim você começa a trilhar um novo caminho para o sucesso.


2° Princípio:

QUANDO INVESTIR FOQUE NO GANHO REAL (Proteja seu dinheiro da Inflação)


No clássico “Pai Rico, Pai Pobre” de Robert Kiyosaki, o autor brilhantemente compara a economia a um grande balão de ar. Ele diz que quanto mais ar (dinheiro) você coloca num balão, maior ele fica e, se você não parar, certamente em algum momento ele vai explodir, e o resultado será catastrófico. Pense na crise de 2008, quando ar em excesso (as hipotecas nos EUA) causou um enorme rasgo no balão, à medida que a crise crescia os bancos centrais do mundo passaram a cada vez mais bombear ar quente no balão, na tentativa de impedir que ele caísse no chão. Como resultado: uma crise financeira mundial como jamais vista. E agora em 2020, em função da pandemia do coronavírus o mundo novamente enfrenta o esvaziamento dos cofres (mesmo com grande injeção de capital por parte dos bancos centrais) e uma nova onda de balões rasgados.


Numa nova realidade como se apresenta, é absolutamente crucial não apenas nos proteger, como também lucrar com as oportunidades que a crise oferece e buscar ativos que te ofereçam um ganho real positivo. Ganho real (ou rentabilidade real) está relacionado aos efeitos da inflação sobre o investimento em um determinado período. A rentabilidade real nada mais é que o ganho que se tem, de fato, em uma aplicação descontada a inflação durante o período investido. É, portanto, o meio que conseguimos mensurar se determinada aplicação está, de fato, nos trazendo resultados positivos ou nos fazendo perder dinheiro.


3° Princípio:

INVISTA NA SUA EDUCAÇÃO FINANCEIRA


Seu nível de sucesso raramente excede seu nível de desenvolvimento pessoal, porque o sucesso é algo que você atrai pela pessoa que se torna” – Jim Rohn


Obviamente, seu bem mais valioso é você. Quanto mais se aprende, mais se ganha. O INVESTIMENTO que mais trará retorno durante este difícil período pós coronavírus é o investimento em você mesmo. Este é infalível, gera mais ganho real do que ações, dólar ou bitcoin. Usar este tempo para melhorar a si mesmo e seu conhecimento é altamente encorajador e certeiro. Afinal, aqueles que fazem movimentos inteligentes e estudados prosperam antes, durante e após períodos de crises.


Pessoas comuns procuram entendimento. Pessoas extraordinárias buscam educação e aprendizado. Um mau investidor pode arruinar até o melhor negócio, mas um bom investidor pode mudar até o pior negócio.


Desta forma, você pode usar o tempo que lhe é concedido de duas maneiras: gastando-o no presente ou investindo-o no futuro. Uma é priorizar distração e entretenimento, a outra é focar em aprendizado e crescimento. Tudo o que temos é decidir o que fazer com o tempo que nos é dado.


Daniel Canineu - 08/07/2020

Livros!

Recomendamos:

Cometemos algum erro?

Ajude-nos a corrigir! 

Clique no abacaxi:

Abacaxi Icon - Amarelo

Cadastre-se e receba informação de qualidade sobre mercado de trabalho, carreira e emprego direto no seu e-mail.

Nós enviamos APENAS UM E-MAIL por semana, contendo todas as atualizações que você precisa para cuidar da sua vida profissional.

Nós também NÃO GOSTAMOS DE SPAM!

© 2023 por HBS.