Aqui tem con-te-ú-do!

Minha opção de trabalho é uma franquia


Muitos poderiam dizer que este título está errado. Franquia é um investimento. Verdade, mas o alerta já começa no título.


Adquirir uma franquia significa comprometer-se com trabalho duro, organização e muita determinação para se ter sucesso.

Quase nunca apenas a marca e o know-how que serão entregues ao franqueado são suficientes para o sucesso do negócio.


Existem centenas, talvez milhares de franqueadores prontos a lhe entregar marca e know-how, e nenhuma é garantia de sucesso. Já vi até loja do McDonald’s fechar.


Não esqueça que o processo de venda de uma franquia é um processo comercial como qualquer outro, com a diferença que você está colocando seu suado capital reservado para seu futuro, num negócio. E negócios têm risco.

O “representante da franquia”, eles nunca chamam de vendedor, precisa fazer a venda como se fosse um produto qualquer e você é o comprador. Tenha em mente que você está comprando um emprego no qual o capital é seu e pense muito, muito mesmo, antes de fechar o negócio, pois todo o risco, também é seu.


Você vai estar comprando com a taxa de franquia, o direito de usar uma marca, conhecida ou não, um sistema de trabalho, de comprovado sucesso ou não, invariavelmente o direito de utilizar um software gerencial específico para o negócio, eficiente ou não, receber treinamento para operar o negócio, eficaz ou não, entre alguns outros itens, custeados pelo seu dinheiro.


Impecáveis, apenas os contratos de franquia.


É por isso que o real diferencial do negócio de franquia, no fim, é o franqueado, você, que tem que estar preparado e disposto e se aventurar no mercado, onde seu espírito empreendedor é que vai se destacar, às vezes com a ajuda do franqueador, às vezes, apesar do franqueador.


Então, estar preparado para ser um franqueado é fator preponderante para o sucesso do negócio, independente da qualidade da franquia que você escolheu.


Não se esqueça, que parte do seu sucesso vai para o franqueador através do pagamento dos royalties (taxa cobrada periodicamente pela expertise que lhe foi concedida), taxa de publicidade e eventualmente alguma outra cobrança que conste do contrato de franquia.


Não desanime. Se esse é o caminho que você escolheu, acompanhe muito mais dicas que encontrará em meus próximos artigos.


Adriano Micheletti

22/06/2020

Livro indicado pelo autor:


Livros!

Recomendamos:

Cometemos algum erro?

Ajude-nos a corrigir! 

Clique no abacaxi:

Abacaxi Icon - Amarelo

Cadastre-se e receba informação de qualidade sobre mercado de trabalho, carreira e emprego direto no seu e-mail.

Nós enviamos APENAS UM E-MAIL por semana, contendo todas as atualizações que você precisa para cuidar da sua vida profissional.

Nós também NÃO GOSTAMOS DE SPAM!

© 2023 por HBS.