Aqui tem con-te-ú-do!

Demissões a distância: professores vão à Justiça contra cortes na Uninove

Uninove demitiu mais de 300 professores, por e-mail. Para sindicato, pandemia é desculpa para reestruturação na base da maximização do lucro São Paulo – O Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro) ingressou com ação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) contra as demissões executadas pela Universidade Nove de Julho – Uninove. A entidade tenta uma decisão liminar que anule as mais de 300 dispensas de professores feita nesta segunda-feira (22) pela instituição. Os advogados do sindicato pedem também mediação do TRT para buscar uma solução em tempo hábil.

A Uninove dispensou os professores por e-mail e mensagens enviadas aos docentes no momento em que entrariam no sistema eletrônico para ministrar a aula a distância. Impacto social De acordo com nota divulgada pelo sindicato, “causa enorme impacto social” as demissões em massa pela Uninove, mesmo tendo sido facilitada pela reforma trabalhista de 2017. E o fato de ocorrer em meio à pandemia, sem que a mantenedora tivesse manifestado qualquer intenção de negociar ou amenizar o problema, agrava ainda mais a situação. “Para o SinproSP, a pandemia está sendo usada pela Uninove para acelerar o processo de reestruturação iniciada há alguns anos e baseada na redução da folha de pagamentos e maximização dos lucros.”

Em junho do ano passado, a universidade aumentou da carga horária baseada em ensino a distância (EAD) e demitiu aproximadamente 30 professores de cursos da área de humanas.


Os alunos foram protestar diante do campus Barra Funda, zona oeste da capital paulista. 


RBA 23/06/2020 - 19h58

Livros!

Recomendamos:

Cometemos algum erro?

Ajude-nos a corrigir! 

Clique no abacaxi:

Abacaxi Icon - Amarelo

Cadastre-se e receba informação de qualidade sobre mercado de trabalho, carreira e emprego direto no seu e-mail.

Nós enviamos APENAS UM E-MAIL por semana, contendo todas as atualizações que você precisa para cuidar da sua vida profissional.

Nós também NÃO GOSTAMOS DE SPAM!

© 2023 por HBS.