Aqui tem con-te-ú-do!

  • Daniel Canineu

Aspectos emocionais no momento da compra

Atualizado: Jul 11


Você sabe o que se passa nas profundezas da sua mente todas as vezes que você realiza uma compra?


Existe uma frase do Daniel Goleman (psicólogo idealizador do tema Inteligência Emocional) que diz que “é somente conhecendo o que acontece na sua cabeça que você consegue controlar o que você pensa”, dizendo que é importante nos conhecermos e sabermos reconhecer o que sentimos e porque sentimos. No entanto, vou além. Para aprendermos a controlar nossos gastos é também fundamental que conheçamos de fato o que passa em nossa cabeça, quais gatilhos emocionais estão travando nossa capacidade de prosperar, o que nos leva a gastar compulsivamente o dinheiro que mal recebemos ou o que nem temos mais, porque as pessoas vivem no cheque especial, que crenças temos que nos limitam na hora que temos que tomar alguma decisão financeira, e muitos outros questionamentos que estão em nossas mentes mas nos levam a repetir sempre os mesmos erros.


É amplamente sabido que consumimos para suprir alguma dor ou por mero prazer. Este é exatamente a compra por impulso, para solucionar ou desviar o foco de algum problema que temos, mas que não queremos enfrentar. Normalmente o arrependimento existe logo após a compra, no entanto o mesmo comportamento se repete por diversas vezes ao longo de nossa vida uma vez que a nossa mente “esquece” aquele resultado de frustração ao se deparar com a fatura e substitui esse sentimento pelo prazer imediato que o ato da compra proporciona.


David Sandler diz que as pessoas tomam decisões emocionalmente, e justificam intelectualmente. E, de fato isto é verdade. Geralmente as decisões por comprar ou não um produto ou serviço é derivado de uma ampla negociação interna que temos com nós mesmos. Não significa que fazemos uma analise racional dos custos e benefícios, dos prós e contras, apenas é uma tentativa de provar para nós mesmos, com uma serie de argumentações que julgamos racionais, que de fato precisamos daquilo que estamos comprando, que vai ser útil e que não podemos ficar sem. Em outras palavras, de acordo com Paul Maclen a razão sempre escolhe cenários emocionais, logo: toda decisão é emocional.


Dentre as habilidades essenciais, ligadas às competências pessoais, descritas por Daniel Goleman para desenvolver sua Inteligência Emocionais, duas são fundamentais também para você controlar suas emoções no processo de tomada de decisão: AUTOCONSCIÊNCIA, que diz respeito a nos conhecermos e reconhecermos o que sentimos e porque sentimos e isto se aplica no momento da compra por exemplo quando nos questionamos que tipo de sentimentos estão por trás daquela compra e segundo, AUTOGESTÃO, ou seja, saber tomar contas das emoções que você sente. Você deve aprender a domar as emoções para que elas não estraguem sua vida financeira.


Nosso cérebro se desenvolve através da repetição de experiências. Um bom exemplo disso é quando aprendemos a andar de bicicleta. Nas primeiras vezes caímos, ralamos nossas mãos e joelhos, concentramos para manter o equilíbrio, concentramos para desviar das pessoas... Logo, com a repetição dessa ação ao longo dos dias, nós andamos de bicicleta de moto automático, ouvindo música através do fone de ouvido, até conversando com alguém ao lado, sem se preocupar com questões que antes exigiam toda a nossa atenção. O mesmo processo se aplica às nossas emoções e com o controle que exercemos sobre elas. Se prestarmos atenção às questões emocionais que nos levam a decidir comprar algo, àquela falsa sensação de necessidade de algum bem ou serviço e, principalmente, à como estamos nos sentindo ao passear por exemplo num shopping, essa prática nos levará a consumimos de forma mais consciente, a não sermos seduzidos pelas ofertas e propagandas, à consumirmos mais aquilo que agregará valor às nossas vidas e menos àquilo que não nos trará nada além de arrependimento e contas para pagar.


Daniel Canineu -

Livros!

Recomendamos:

Cometemos algum erro?

Ajude-nos a corrigir! 

Clique no abacaxi:

Abacaxi Icon - Amarelo

Cadastre-se e receba informação de qualidade sobre mercado de trabalho, carreira e emprego direto no seu e-mail.

Nós enviamos APENAS UM E-MAIL por semana, contendo todas as atualizações que você precisa para cuidar da sua vida profissional.

Nós também NÃO GOSTAMOS DE SPAM!

© 2023 por HBS.