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8 dicas para empresas durante a pandemia

A lista, elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), aborda análise de tendências, simulações e atividades de inteligência analítica


No momento de crise sanitária causada pelo novo coronavírus, as indústrias têm papel fundamental na redução de riscos de saúde e segurança de seus acionistas, como também na manutenção de operações essenciais para a sociedade. Mais do que nunca, as empresas precisam realizar planejamentos baseados em evidência e com dados para manutenção e recuperação dos negócios.

Para auxiliar as indústrias, o observatório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) identificou oito pontos fundamentais para o planejamento e a operação dos negócios.

“A velocidade e a profundidade da repercussão da crise atual demandam esforços de planejamento e operação multifacetados, constantes e efetivos. A tomada de decisão para esses processos não pode ser baseada no empirismo e no senso comum. Deve, portanto, ser fundamentada em conteúdos de fronteira e informações de alto valor agregado”, analisa a gerente executiva do observatório, Marilia de Souza.

A lista traz oito dimensões, que abordam de forma sintética, pontos essenciais para planejamento e operação a serem observados pelas empresas.

 “Esse material integra uma grade robusta de planejamento que está sendo produzida pelo observatório da FIEP, que inclui análise de tendências, construção de relatórios econômicos, simulações e atividades de inteligência analítica”, explica Marilia. 

Confira os oito pontos apontados pela FIEP:

1. Identifique pontos críticos que podem ser afetados pela pandemia Crie uma lista com os principais itens que serão impactados ou que deverão ser minimamente mantidos durante a pandemia na sua empresa. Considere pontos como: principais processos, recursos e atividades; tecnologias críticas; fornecedores essenciais; colaboradores fundamentais; registros e documentos vitais.  2. Planeje o impacto da pandemia na empresa Estabeleça ações e medidas primordiais para conter o impacto negativo da pandemia na produção e comercialização de produtos e serviços. Em primeiro lugar, nomeie uma coordenação ou um comitê de pandemia. Mantenha-se atualizado com informações confiáveis sobre a pandemia e estabeleça um plano de comunicação de emergência.

Em seguida, analise como recursos e processos podem ser realocados e modificados; identifique pontos críticos na cadeia de fornecedores; reveja calendário de viagens corporativas e pondere a necessidade e possibilidade de interrupção das atividades.

3. Planeje o impacto da pandemia para colaboradores e clientes Guiado por orientações emitidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estabeleça ações e medidas essenciais para conter o contágio entre as pessoas relacionadas ao negócio. Assim, antecipe e planeje possíveis ausências de colaboradores durante a pandemia e investigue a possibilidade de adoção de formas alternativas de trabalho, como home office.

Também é válido planejar o provável aumento na demanda por serviços de bem-estar por parte dos funcionários. Em relação aos clientes e fornecedores, é o momento de avaliar a necessidade de manter contato físico direto com estes. Também vale considerar a necessidade de revisar o modelo de negócios. 4. Estabeleça ações necessárias durante a pandemia Identifique medidas essenciais a serem executadas durante esse período, como política para licença médica e retorno ao trabalho, medidas de flexibilização do trabalho (como adoção de trabalho remoto e de turnos alternados) e medidas para afastamento de funcionários com suspeita da doença.

É importante determinar ações para reduzir a propagação do vírus no local de trabalho (como promoção de higiene respiratória e etiqueta de tosse). Esse é o momento de criar seu plano de contingência para os negócios.

5. Proteja colaboradores e clientes Tendo em vista o bem-estar coletivo, implemente medidas que visem a saúde de pessoas essenciais para a sustentabilidade do negócio. É importante fornecer meios suficientes e acessíveis para reduzir a propagação do vírus, como instalações para lavagem de mãos e produtos de higiene. Estabeleça medidas adicionais para reduzir o risco de infecção, como a limpeza mais frequente em instalações. Crie condições e infraestrutura para trabalho e vendas a distância. Por fim, busque proporcionar atendimento médico. 6. Estabeleça fundos de emergência Diante do cenário incerto, crie um fundo com recursos que possam ser utilizados durante e a após o surto pandêmico. Analise despesas atuais e gastos adicionais com a pandemia, para rever despesas e investimentos futuros. Tente mensurar o impacto negativo da pandemia sobre os negócios. Avalie a disponibilidade de crédito imediato, elabore uma proposta de empréstimo, financiamento ou investimento e liste bancos, instituições financeiras ou investidores com disponibilidade financeira.

7. Sensibilize seus acionistas Crie meios para divulgar informações sobre o vírus, a pandemia e as estratégias de proteção. Desenvolva plataformas para comunicar ações e status da pandemia para colaboradores, vendedores, fornecedores e clientes.

8. Envolva-se com a sua comunidade A pandemia é um problema mundial que requer ações coletivas. Nesse sentido, conheça o planejamento da região ou localidade. Estabeleça contato com agências e responsáveis locais. Compartilhe boas práticas com outras empresas e atores da comunidade.

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